Ipatinga   •   

CIPA

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) é um instrumento poderoso de prevenção de acidentes, de melhoria das condições do ambiente de trabalho e de todos os aspectos que afetam a saúde dos trabalhadores. Devido a sua importância para os metalúrgicos, as empresas tentam se apoderar da CIPA controlando e influenciando a eleição dos representantes dos trabalhadores. Isso faz com que na maioria das comissões os representantes dos trabalhadores não sejam comprometidos com a saúde e a vida dos metalúrgicos.

Embora a CIPA seja paritária, ou seja, metade dos membros é indicada pelas empresas e metade eleita pelos trabalhadores, os patrões ainda insistem em avançar sobre a metade que pertence aos trabalhadores.

È responsabilidade dos cipeiros investigar, discutir e lutar por melhores condições de trabalho e pela prevenção de doenças e acidentes no interior das fábricas.

O Sindicato entende que a luta por melhores condições de trabalho deve ser de todos. Mas é ainda maior a responsabilidade dos cipeiros que foram eleitos pelos trabalhadores.

Você conhece a CIPA da empresa em que você trabalha? Acompanhe a atuação dos cipeiros representantes dos trabalhadores. Cipeiros de luta são fundamentais!  

SINDIPA - Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga e Região
Av. Fernando de Noronha, 90 - Bairro Areal - CEP: 35160-350 - Ipatinga / MG
Telefone (31) 3829 6630   /   E-mail: diretoria@sindipa.org.br