Ipatinga   •

História

A vitória da atual Diretoria do SINDIPA, nas eleições de janeiro de 2013, foi fruto da luta dos metalúrgicos para retomarem seu Sindicato.

O intenso trabalho nas portarias da usina e nas metalúrgicas, as reuniões onde garantimos que os trabalhadores não fossem expostos ao denunciar a grave situação vivida nos locais de trabalho e principalmente a firme decisão dos metalúrgicos em retomar seu Sindicato garantiu essa vitória que é do conjunto dos trabalhadores.

A vitória da atual Diretoria pôs fim a um longo período no qual o Sindicato esteve nas mãos dos pelegos. Comandados pelos patrões, os pelegos se apropriaram do Sindicato para a realização dos seus interesses pessoais e para dizer amém para o capital. Nessa corja estavam desde interventores nomeados pelo Estado, na época da Ditadura Militar, até chegar ao Boca Roxa e sua turminha.

A revolta dos trabalhadores crescia a cada dia, mas os pelegos se mantinham no Sindicato através de eleições fraudadas e golpes. Mas, em 2013, como Oposição garantimos a participação no processo eleitoral e o respeito à decisão da maioria da categoria.

Fomos à luta junto com os metalúrgicos, denunciando as manobras do pelego nos locais de trabalho e judicialmente. Entramos com a denúncia no Ministério Público que garantiu a reabertura da inscrição das chapas, quando o pelego soltou o edital às escondidas, e garantimos um processo eleitoral transparente com a participação de representantes das duas chapas.

A luta foi maior que as dificuldades: os companheiros da Diretoria foram perseguidos nos locais de trabalho pelos pelegos derrotados, vários metalúrgicos foram ameaçados e sofreram constrangimento ao serem conduzidos pela chefia para votar e isso tudo com o apoio dos patrões.

Mas nenhuma pressão foi maior que a decisão de mudança e agora o Sindicato é dos trabalhadores. Reafirmamos nosso compromisso de trabalhar junto com a categoria para transformar o Sindicato em um instrumento de organização e luta.

SINDIPA - Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga e Região
Av. Fernando de Noronha, 90 - Bairro Areal - CEP: 35160-350 - Ipatinga / MG