Durante o tempo em que os pelegos estavam no Sindicato e diziam amém para os patrões, as empreiteiras colocavam o turno que queriam sem aprovação dos metalúrgicos e retiravam cada vez mais nossos direitos.
Mas agora o Sindicato é dos trabalhadores e quem decide são os trabalhadores, não vamos permitir nenhum ataque dos patrões.
Desde que tomamos posse já conseguimos garantir que as empreiteiras respeitem a data base no reajuste salarial, o que não era feito há muito tempo, e impedimos a retirada de direitos pela Sankyu.
Devido a pressão do Sindicato na mesa de negociação com as empreiteiras, conseguimos garantir alguns avanços, como o pagamento do adicional de turno e retiramos as cláusulas que permitiam que as empresas alterassem os horários a qualquer momento para os trabalhadores de turno.
Veja abaixo as cláusulas específicas por empresa:
CONVAÇO
- Adicional de turno de 5% para quem trabalhar no turno de 4 letras 3 turnos
- As horas realizadas no feriado, nas folgas e no descanso semanal remunerado deverão ser pagas com adicional de 100% ou compensadas.
EMAC
- Adicional de turno de 25%
- As horas realizadas no feriado não poderão ser compensadas, deverão ser pagas com adicional de 100%.
MAGNESITA
- Adicional de turno de 5% para quem trabalhar no turno de 4 letras 3 turnos
- As horas realizadas no feriado não poderão ser compensadas, deverão ser pagas com adicional de 100%.
Mas ainda é muito pouco, pois as propostas apresentadas pelas empresas mantêm as mesmas tabelas praticadas pela USIMINAS.
No dia 10/04, vamos realizar uma assembleia nas portarias 2 e 3 da USIMINAS e os trabalhadores de turno vão votar se aprovam o Acordo de Turno com as cláusulas acima e as tabelas abaixo.
Participe da assembleia e REJEITE as propostas apresentadas. Só com a participação e mobilização de todos podemos avançar em um turno que atenda as reivindicações dos trabalhadores.