Desde que tomamos posse, retomamos a luta dos trabalhadores que estava sufocada há quase trinta anos pelos pelegos a mando dos patrões.
Enquanto estava no Sindicato, o Boca Roxa e sua turminha de ladrões entregaram nossos direitos em troca de benefícios pessoais.
Mas agora o SINDIPA é dos trabalhadores e com a nossa luta já avançamos muito na defesa dos nossos direitos e em novas conquistas.
Por isso, os patrões, com a ajuda dos pelegos, estão tentando dar um golpe para retirar da base de representação do Sindipa os metalúrgicos que trabalham nas empresas contratadas pela USIMINAS como Sankyu, Convaço e etc.
Os patrões estão tentando criar um sindicato pelego através do laranja Sandoval Ribeiro dos Santos, que é braço direito do pelegão Boca Roxa e chefe na Sankyu. E para isso chamaram às escondidas uma assembleia fantasma para o dia 29/04 que é feriado em Ipatinga.
Os metalúrgicos de Ipatinga e região já tem seu Sindicato, o Sindipa foi fundado em 1965 e desde 2013 ele voltou a ser um instrumento de luta da categoria.
Veja abaixo nossas conquistas com os trabalhadores nas empreiteiras:
- Garantimos na luta o respeito a data base, ou seja, agora os patrões são obrigados a pagar o reajuste salarial retroativo a novembro. Mas na época do pelego, as empresas pagavam em fevereiro ou março, deixando para trás mais de 4 meses.
Avançamos nas conquistas de direitos em algumas empreiteiras, como:
- Retorno de férias.
- Adicional de turno onde não tinha;
- Vale cesta;
- Plano de saúde;
- Impedimos o golpe do turno na Sankyu;
- Impedimos a farra dos horários. Na época do pelego, não havia campanha de turno para os trabalhadores nas empreiteiras.
- Entramos com várias ações judicias coletivas exigindo o pagamento dos adicionais de insalubridade e periculosidade, como por exemplo, no caso dos trabalhadores da Sankyu no “HCL” vulgo “Pó-Vermelho”.
É o Sindipa que representa os metalúrgicos que trabalham nessas empresas e nenhum outro sindicato. Na luta avançamos e garantimos mais direitos. Os patrões sabem que nossa luta vai se ampliar e, por isso, tentam impor um sindicato para atender a vontade dos patrões.
PARA CONTINUARMOS AVANÇANDO, VAMOS JUNTOS, DIA 29/04, NO CLUBE DO BAIRRO VILA IPANEMA,
DIZER NÃO A TENTATIVA DOS PELEGOS E DOS PATRÕES DE DIVIDIR A BASE DA CATEGORIA