O Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga, a INTERSINDICAL e os trabalhadores realizaram, hoje, nas portarias da USIMINAS, na entrada do primeiro turno, manifestação contra a redução de salários e demissões.
A manifestação contou com o apoio de metalúrgicos e trabalhadores de todo o Brasil. Estiveram presentes metalúrgicos de Campinas, Limeira e Santos, trabalhadores têxteis e bancários de Santa Catarina, radialistas, professores, servidores públicos, trabalhadores na Saúde de várias regiões de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e trabalhadores na indústria de carnes e alimentação de Chapecó/SC.
A luta contra os ataques das empresas e do governo que querem reduzir os direitos dos trabalhadores é uma luta do conjunto dos trabalhadores no país inteiro. È juntos que impediremos que a USIMINAS reduza ainda mais os nossos salários que já são muito baixos e essa manifestação mostra que os metalúrgicos de Ipatinga não estão sozinhos.
A USIMINAS e antigos diretores corruptos estão pressionando e assediando os trabalhadores para forçar uma redução salarial e aumentar ainda mais o lucros dos acionistas da empresa. A proposta apresentada pela USIMINAS não garante estabilidade de emprego a nenhum trabalhador. Ao contrário, ela assegura que a empresa pode demitir mesmo durante o período de redução de salários e a quantidade que quiser. Em outros locais do país, onde acordos de redução de direitos foram feitos, como na Volks e na Mercedes em São Paulo, as demissões se intensificaram.
O Sindicato acusa a USIMINAS de quer reduzir salários para aumentar seus lucros. Os 15% que a empresa quer reduzir dos salários corresponde a 0,04% do lucro da Nippon Steel (principal acionista da USIMINAS e que lucrou 1,8 bilhões de dólares em 2014).
O que a empresa diz que vai economizar com a redução de salários corresponde a 0,1% do que a USIMINAS tem disponível em caixa, 2 bilhões e 600 milhões, conforme a divulgação da própria empresa.
As manifestações vão continuar durante todo o dia nas trocas de turno da USIMINAS e por toda a cidade.