No final do mês de agosto, a Diretoria do SINDIPA realizou plantões nas portarias das empresas para reunir propostas para a pauta de reivindicação da Campanha Salarial 2015/2016 e conversar com os trabalhadores. Agora chegou o momento de avaliarmos em assembleia a pauta construída e iniciar nossa mobilização.
CLIQUE AQUI PARA VER A PROPOSTA DA PAUTA UNIFICADA PARA A CAMPANHA SALARIAL 2015/2016
A luta é do conjunto da categoria e, quanto mais unidos e juntos, maior a nossa força, por isso, a pauta é única para toda a categoria e a assembleia é para todos os trabalhadores, na USIMINAS, USIMEC, EMPREITEIRAS E SETOR METAL MECÂNICO.
Na assembleia, também vamos votar pela instalação da assembleia permanente até o fim da Campanha Salarial, o que significa que a qualquer momento poderemos realizar assembleias para avaliar os passos da Campanha, e autorização para instauração de Dissídio Coletivo se necessário.
A assembleia será realizada nas portarias das empresas para facilitar a participação de todos os trabalhadores de forma transparente e sem a pressão e assédio dos patrões como era feito pela antiga diretoria pelega do Boca Roxa.
Durante a assembleia nas portarias você também poderá tirar dúvidas com os Diretores do Sindicato. Participe da assembleia! Esse é o primeiro passo da nossa mobilização por aumento real e avanço nas conquistas!
A CRISE É PARA NÓS TRABALHADORES!
Nesse ano, a alta dos preços diminuiu muito o poder de compra dos nossos salários. Tudo que precisamos para viver aumentou muito! Só a inflação já corroeu o nosso salário em 8,48% desde a última data base, além de outras perdas. E para piorar, os patrões fizeram de tudo para reduzir ainda mais o que já é muito pouco.
Com a desculpa da crise, os patrões aproveitam para se reestruturar, reduzem os postos de trabalho, aumentando o serviço de quem ficou na área e fazem intensa rotatividade, demitindo trabalhadores e contratando com salários menores.
Precisaremos de muita união e da participação de todos os trabalhadores junto com o Sindicato para continuar enfrentando os ataques dos patrões e para avançarmos em novas conquistas numa grande Campanha Salarial.
JUNTOS NA LUTA IPATINGA E CUBATÃO
Em Cubatão, os companheiros também estão na luta por melhores salários e condições de trabalho. Em julho, mais de 3 mil trabalhadores rejeitaram a proposta absurda da USIMINAS de 6,3% de reajuste e R$1.200,00 de abono. A proposta já tinha sido rejeitada também pelo Sindicato na mesa de negociação e no tribunal. E no dia 03/09, paralisaram mais uma vez a produção exigindo aumento real e avanço nas conquistas. No início da Campanha, dia 29/05, houve uma paralisação de mais de 4 horas.