A USIMINAS utiliza, atualmente, o amianto na sua produção, como por exemplo, no setor de recozimento como isolante térmico. Apesar de perícias judiciais na área terem comprovado a utilização da fibra, a usina continua negando e escondendo essa perigosa substância para os trabalhadores.
Toda empresa que utiliza o amianto, deve fazer um cadastro de uso no Ministério do Trabalho e no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Para esconder a utilização do amianto, a USIMINAS nunca fez este cadastro e, por isso, essa substância não aparece no PPP (Perfil Profissiográfico Profissional) dos trabalhadores que estão expostos.
Com isso os trabalhadores acabam tendo seu direito à aposentadoria especial negado, além de não terem o acompanhamento médico exigido por 30 anos, mesmo após a demissão, como garante a lei. Essa é mais uma forma utilizada pela USIMINAS para esconder as péssimas condições de trabalho dentro da área e desrespeitar os direitos dos trabalhadores.
Em 2013, graças à luta de trabalhadores que foram expostos ao amianto, a 1ª Vara do Trabalho de Coronel Fabriciano determinou que a UISMINAS elabore um plano de ação para remover essa fibra da área e disponibilize uma listagem dos trabalhadores expostos ao amianto nos últimos 30 anos e que faça exames médicos periódicos nesses trabalhadores para arcar com eventuais tratamentos de saúde. O Ministério Público do Trabalho (MPT), autor da ação civil pública, também exige o pagamento de indenizações às possíveis vítimas.
SE VOCÊ AINDA TEM CONTATO COM AMIANTO NO SEU TRABALHO, JÁ TRABALHOU EXPOSTO À FIBRA OU CONHECE ALGUM COMPANHEIRO QUE TENHA TRABALHADO, ENTRE EM CONTATO CONOSCO E VENHA PARTICIPAR DESSA IMPORTANTE LUTA EM DEFESA DA SAÚDE E DA VIDA DOS TRABALHADORES
A atual diretoria do SINDIPA esta comprometida com a saúde e a vida dos trabalhadores e se soma a essa importante luta que é de todos nós.
Juntos com os trabalhadores que já estão nessa luta, vamos intensificar a mobilização contra as péssimas condições de trabalho da USIMINAS e em defesa da saúde e da vida dos trabalhadores da comunidade.
Fique atento e participe! Em breve faremos um seminário sobre Saúde do Trabalhador.