Na assembleia realizada nos dias 11 e 12/03 nas portarias da USIMINAS, os trabalhadores decidiram pela renovação do atual Acordo de Turno com os critérios estabelecidos pela empresa por mais dois anos. Os critérios são: 37,5h, até 8 horas diárias e 4 letras em 3 turnos.
Mesmo com toda a pressão da chefia, 37% dos trabalhadores votaram contra a renovação de acordo, o que demonstra que essa tabela não atende as reivindicações dos trabalhadores.
A Diretoria do Sindicato, nas reuniões sobre o turno, apresentou várias proposta de tabela que garantiam mais folgas aos trabalhadores de turno. Mas a direção da USIMINAS insiste em não negociar nenhuma tabela diferente dos critérios atuais.
A USIMINAS só vai ouvir nossas reivindicações quanto pararmos as máquinas e todos os trabalhadores juntos exigirem um novo turno e não se deixarem amedrontar pelas ameaças da chefia. Só as negociações não bastam, é preciso ampliar a luta por um turno que garanta mais folgas.
Vamos realizar uma assembleia para os trabalhadores escolherem entre as 3 tabelas que rodam segundo os critérios da empresa.