Desde que a atual diretoria tomou posse, estamos na luta por um turno que respeite a vida e a saúde dos trabalhadores em todas as empresas.
Em 2014, conseguimos através da nossa mobilização impedir que a Cipalam implementasse um turno goela abaixo sem a aprovação dos metalúrgicos.
A firmeza do Sindicato e dos trabalhadores garantiu a redução de 30 minutos no segundo turno.
No ano passado, a empresa mais uma vez tentou implementar um turno na marra para os trabalhadores na unidade de Santana do Paraíso e o SINDIPA novamente enfrentou a empresa para garantir os direitos dos trabalhadores.
O atual Acordo de Turno da empresa venceu em 1º de setembro e a empresa propôs um novo acordo com 2 tabelas que mantêm a atual jornada de 39h54 minutos(veja abaixo).
Nas reuniões de negociação do turno com a empresa, o SINDIPA defendeu a redução da jornada sem redução dos salários e o pagamento de um adicional de turno, como conquistamos nas empreiteiras na área da usina.
Mas a empresa não aceitou nenhuma das reivindicações e quer manter a mesma jornada de trabalho.
Para a negociação avançar é preciso rejeitar a proposta da Cipalam e intensificar a mobilização.
No dia 16/09, vamos realizar uma assembleia nas portarias da empresa para que os trabalhadores decidam se aceitam a proposta da empresa com as 2 tabelas, ou se vamos intensificar a luta para conquistarmos um turno com mais folgas e um adicional de turno.