Hoje, dia 08/11, o SINDIPA e metalúrgicos aposentados realizaram uma manifestação, no Centro, para protestar contra o aumento abusivo do plano de saúde da USIMINAS de 15,2% em média, ou seja, acima da inflação.
Também participaram do ato os trabalhadores aposentados do serviço público municipal e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ipatinga, SINTSERPI, que reivindicam a complementação da aposentadoria que não está sendo paga pela prefeitura.
A manifestação visa denunciar também a reforma da previdência anunciada pelo governo federal que ataca direitos dos trabalhadores na ativa e aposentados.
A reforma aumenta a idade para aposentadoria e o governo já estuda o fim do reajuste das aposentadorias de acordo com o reajuste do salário mínimo.
Enquanto isso, as grandes empresas sonegam e dão calote na previdência para aumentar ainda mais seus lucros. Sem contar os recursos que o governo desvia da previdência para dar incentivos a essas mesmas empresas.
Essa foi a segunda manifestação e a luta vai continuar com outras atividades e paralisações que serão realizadas nas próximas semanas.