Hoje, dia 04/12, os trabalhadores da USIMINAS e das empreiteiras juntamente com o Sindicato realizaram passeatas em protesto as propostas vergonhosas apresentadas pela empresa na Campanha Salarial. As passeatas partiram do Sindicato e foram até a portaria 3 (Bom Retiro/ Doap) da empresa durante as entradas do primeiro e segundo tuno.
Na última reunião realizada, dia 28/11, a USIMINAS apresentou uma nova proposta que continua não respeitando a data base da categoria, novembro, e o INPC do período, 6,34%. A proposta apresentada foi 5% em 01/11/2014 + 1,34% em 01/01/2015 e abono de R$ 850,00, o Acordo teria vigência de 2 anos.
O Sindicato já rejeitou a proposta em mesa. Não vamos aceitar que os direitos dos trabalhadores sejam desrespeitados.
A USIMINAS É UMA EMPRESA DE PRODUçÃO DE AÇO, MAS SUA CARA É DE PAU!
Os acionistas japoneses e argentinos da USIMINAS lucraram 326 milhões nos últimos 9 meses, como divulgado por ela mesmo; a empresa vai pagar, só nesse ano, aproximadamente 45 milhões aos seus diretores e conselheiros; mas na hora da Campanha Salarial dos metalúrgicos vem com blá blá blá de que não tem dinheiro.
A usina acha que nós trabalhadores somos bobos: hoje, no mesmo dia da reunião, ela coloca nos jornais da cidade matérias idênticas com a sua choradeira.
E pior: chama a polícia e entra na justiça para tentar impedir as assembleias com paralisações nas portarias.
Para os acionistas tem muito dinheiro, para os diretores que ficam brigando entre si também. Agora é a hora de pagar o que deve aos trabalhadores que são quem garantem os lucros.
Se a USIMINAS não quer paralisação então tem que fazer uma proposta que atenda aos interesses dos trabalhadores.
Vamos intensificar a luta! participe das mobilizações do Sindicato. Só reclamar não basta!