TRABALHADORES NA USIMINAS E NAS EMPREITEIRAS DECIDEM POR MAIORIA PELA TABELA DE 6 DIAS TRABALHADOS EM REVEZAMENTO E 2 DIAS DE FOLGA NO TURNO DE 8 HORAS
A nossa luta em defesa da saúde e da vida e contra o turno massacrante continua
Na assembleia realizada na quarta-feira, dia 29/12, os trabalhadores na Usiminas e nas empreiteiras decidiram por maioria pela tabela 1 no turno de revezamento de 8 horas. Nessa tabela a jornada é de 6 dias seguidos trabalhados, sendo dois dias em cada horário seguido de dois dias de folga.
O Acordo sobre a jornada tem duração de 45 dias e a cláusula sobre as horas extras que estavam no acordo emergencial de 12 horas se mantém, ou seja, se houver hora extra na folga elas têm limite e têm que ser pagas em 100%, não podem ir para o banco de horas.
O SINDIPA durante todo o período da discussão sobre a jornada defendeu a prorrogação do Acordo Emergencial de 12 horas por conta da pandemia, mas o mais importante defendemos uma tabela de jornada de 8 horas com as devidas folgas de 4 dias.
Nesse período de duração do Acordo é momento de fortalecermos a nossa luta por um novo turno que proteja a saúde e a vida dos trabalhadores.
Veja abaixo o resultado da votação da assembleia sobre o turno:
Tabela 1: 1.038 votos
Tabela 2: 272 votos
Rejeição de todas as tabelas e aprovação do estado de greve: 418 votos
Vamos juntos ampliar a nossa mobilização e nesses 45 dias de duração do Acordo sobre a jornada se houver desrespeito às folgas, ligue imediatamente para o Sindicato