TRABALHADORES NA USIMININAS, USIROLL E UNIGAL QUE TRABALHAM NO REGIME DE TURNO APROVARAM A ALTERAÇÃO DA JORNADA
Em assembleia realizada nos dias 2 e 3 de janeiro os trabalhadores na Usiminas, Usiroll e Unigal que trabalham no sistema de turnos aprovaram alteração da jornada para o turno de 12 horas.
A alteração da jornada deve acontecer a partir de 16 de janeiro e atinge os trabalhadores que hoje trabalham no sistema de turnos, o Acordo referente à jornada tem duração de dois anos.
Veja abaixo o resultado da assembleia:
Participaram da assembleia: 1698
- Votaram pela aprovação do turno de 12 horas: 1.517
- Votaram pela rejeição do turno de 12 horas: 179
- Votaram nulo:02
O tuno será feito da mesma forma que a do último Acordo de jornada realizado durante a pandemia, ou seja, dois dias de trabalho das 7 às 19 horas, dois dias das 19:00 às 07:00 horas e na sequencia folga de 4 dias.
As horas extras não podem ultrapassar a 24 horas ao mês e se não forem compensadas no banco de horas em 90 dias, a empresa tem que pagar todas as horas-extras.
Como todos sabem o SINDIPA é contra tanto ao atual turno que não garante as devidas folgas, como também ao turno de 12 horas que obriga os trabalhadores à uma jornada ainda maior durante o dia, mas compreendemos que os trabalhadores só aprovaram o turno de 12 horas por conta das folgas serem maiores.
O SINDIPA segue lutando pela redução da jornada de trabalho, sem redução salarial, é no fortalecimento da nossa luta que garantiremos a volta da jornada de trabalho, chamada semana francesa, em que a jornada é menor e as devidas folgas são garantidas.