Ipatinga   •   

Notícias

Mais um acidente na USIMINAS deixa 5 trabalhadores feridos

11/02/2016

No dia 09/02, as péssimas condições de trabalhado na USIMINAS fizeram mais vítimas em Ipatinga.

5 trabalhadores da empresa NM Engenharia, terceirizada que atua dentro da usina, foram feridos devido a um vazamento de gás no topo do Alto forno 3.

Os trabalhadores foram intoxicados e hospitalizados após inalarem um gás toxico que entrou   no sistema de respiração, que deveria proteger os trabalhadores. Um deles continua internado em estado grave.

Como é prática da direção da USIMINAS, ela tenta esconder o acidente e ainda não forneceu a CAT- Comunicação de Acidente de Trabalho, para o Sindicato, como determina o Acordo Coletivo da categoria. Ela ainda tem a cara de pau de chamar o acidente de um “pequeno vazamento”.

O SINDIPA já procurou os trabalhadores e suas famílias e já notificou a empresa a apresentar detalhes do acidente.

As condições de trabalho são cada vez mais precárias dentro da área da USIMINAS, o que aumenta o número de acidentes e doenças provadas pelo trabalho. Para aumentar os lucros dos acionistas, a empresa não fornece os EPI´s obrigatórios, não realiza as manutenções necessárias e obriga os trabalhadores a se exporem a situações de extremo risco à vida.

Além disso, o quadro de trabalhadores está reduzido em várias áreas e, por isso, ela estende e  intensifica a jornada, o que aumenta ainda mais o risco de acidentes.

O SINDIPA vem denunciando as péssimas condições de trabalho na USIMINAS e já pedimos a intervenção do Ministério do Trabalho.

E o mais importante é a luta e a mobilização de todos por melhores condições de trabalho e pela saúde e vida dos metalúrgicos.

Não podemos aceitar que a USIMINAS faça mais vítimas para saciar sua ganância! 


•  Veja outras informações
SINDIPA - Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga e Região
Av. Fernando de Noronha, 90 - Bairro Areal - CEP: 35160-350 - Ipatinga / MG
Telefone (31) 3829-6635   /   E-mail: comunicacao@sindipa.org.br