Ipatinga   •   

Notícias

Hoje, dia 22/02, começam os encontros no Sindicato para discussão do turno na USIMINAS

22/02/2016

Nos dias 22, 23, 24 e 25/02, vamos realizar, no Sindicato, encontros para conversamos sobre o turno da USIMINAS e sobre as ações de mobilização.

O atual acordo de turno vence no final de março e, no dia 22/02, ás 10 horas, vamos realizar a primeira reunião com a USIMINAS para discutir a alteração da tabela vigente. 

Vamos registrar novamente nossa discordância com a atual jornada, que tanto prejudica os trabalhadores, e que não vamos aceitar o turno fixo.
Em 2014, a USIMINAS insistiu em manter o atual horário e não aceitou negociar nenhuma tabela que tivesse menos que 37,5 horas, 4 letras e 3 turnos e ameaçou implementar o turno fixo na marra.
Nós defendemos a implantação de uma tabela que garante 4 dias de folgas. Atualmente, na siderurgia, várias tabelas atendem à reivindicação, como a da Arcellor Mital de João Monlevade (antiga Belgo) que mantém as quatro letras, mas aumenta as folgas e diminui o intervalo entre elas, a da Samarco siderurgia no Espírito Santo, a de Tubarão, também no Espírito Santo, e a jornada de 36h praticada na CSN. 
A legislação brasileira garante a jornada de 36h para o turno ininterrupto de revezamento. Mas, os patrões com o apoio do judiciário e dos governos tentam descaracterizar o turno fixo como turno ininterrupto de revezamento e ameaçam impor de forma truculenta o turno fixo  caso não tenha acordo. 
Nossa mobilização é fundamental para mudar o turno e conquistarmos uma jornada que garanta nossas reivindicações. 
É preciso a participação e o envolvimento de todos os trabalhadores nas assembleias e mobilizações.

 

 


•  Veja outras informações
SINDIPA - Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga e Região
Av. Fernando de Noronha, 90 - Bairro Areal - CEP: 35160-350 - Ipatinga / MG
Telefone (31) 3829 6630   /   E-mail: diretoria@sindipa.org.br