Ipatinga   •   

Notícias

Polícia Militar reprime assembleia dos metalúrgicos na USIMINAS

16/12/2016

Hoje, dia 16/12, a polícia militar a mando da Usiminas agrediu os trabalhadores na portaria 3 da empresa e prendeu um diretor do SINDIPA para tentar impedir uma assembleia dos trabalhadores.

Os metalúrgicos e o Sindicato estavam realizando uma mobilização contra a proposta de reajuste da empresa para a Campanha Salarial 2016.

A polícia, que já estava presente na portaria antes mesmo dos trabalhadores e do sindicato chegarem ao local, estava fortemente armada com cassetetes de madeira, cães, armas letais e escopeta. 

Um dos trabalhadores teve o braço quebrado devido a uma paulada da polícia e precisou ser levado ao hospital. O diretor do sindicato que foi preso foi retirado a força do caminhão de som e agredido pela polícia. 

 A USIMINAS age com truculência e violência para tentar impedir a luta dos trabalhadores que está se ampliando nessa campanha salarial por melhores condições de trabalho e aumento salarial.

Ontem, dia 15/12, os trabalhadores e o Sindicato realizaram uma assembleia com atraso na entrada dos turnos na portaria 2, no centro de Ipatinga. 

Mesmo com a truculência da USIMINAS que chamou a polícia para tentar impedir a manifestação, os metalúrgicos demonstraram sua revolta com a empresa que quer mais uma vez dar o calote nos salários.

Em reunião de negociação realizada ontem, 14/12, a empresa desrespeitou os trabalhadores e não apresentou uma nova proposta para a Campanha Salarial 2016. A última proposta da empresa não garante aumento real nos salários e nem a recomposição das perdas com a inflação de 8,5% na data base da categoria que é 1º de novembro.

A proposta da empresa é:

- 4% em novembro, 2% em abril, 2,5% em maio, sem retroativo;

– R$ 1.300,00 de abono.

- Sem avanço nas cláusulas sociais, como estabilidade pré aposentadoria e para trabalhadores lesionados pelo trabalho, entre outros;

 

Já são 3 semanas de mobilizações que vão se intensificar ainda mais nos próximos dias até que a empresa pague o que deve aos trabalhadores. 

Fique atento as próximas ações do Sindicato. Só com a partcipação de todos podemos avançar!

 



•  Veja outras informações
SINDIPA - Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga e Região
Av. Fernando de Noronha, 90 - Bairro Areal - CEP: 35160-350 - Ipatinga / MG
Telefone (31) 3829 6630   /   E-mail: diretoria@sindipa.org.br