Ipatinga   •   

Notícias

Sindicato na luta contra as demissões na Usimec

12/06/2020

A Usiminas Mecânica, empresa que faz parte do grupo Usiminas, anunciou no início dessa semana sua intenção de demitir todos os trabalhadores de sua planta em Ipatinga/MG, o que significa a demissão de mais de 700 trabalhadores.

O Sindicato, antes desse anúncio absurdo da direção a empresa, apresentou propostas com o objetivo de preservar os salários e os empregos, mas a direção da empresa fugiu da discussão e tenta impor em Ipatinga o que tentou fazer recentemente em Cubatão/SP, demitir 60% do efetivo na Usiminas em sua planta na Baixada Santista o que significaria a demissão de 900 trabalhadores. A Usiminas só não conseguiu demitir por conta das ações encaminhadas pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Baixada Santista/SP que segue firme na defesa dos empregos e dos direitos.

Em Ipatinga, o Sindicato dos Metalúrgicos, além de encaminhar as devidas denúncias ao Ministério Público do Trabalho e ações judiciais contra as demissões, está junto com os trabalhadores organizando a resistência contra mais esse ataque dos patrões que se aproveitam do grave momento que estamos vivendo para preservar a qualquer custo seus lucros.

Já são mais de 37 mil mortos e 700 mil contaminados pelo novo coronavírus, as mortes e o contágio se ampliam por conta da ação do governo genocida de Bolsonaro que tenta a todo custo acabar com o isolamento social e não investe nas devidas políticas públicas que garantam a testagem em massa e as devidas condições de trabalho e atendimento nos equipamentos de saúde.

Além disso, o governo impôs várias medidas para proteger os interesses dos patrões, como a MP 936 em que salários podem ter redução de até 70% e ao mesmo tempo liberam os patrões a continuar a demitir. As empresas demitiram antes e durante a utilização das MPs, ou seja, provocam a carnificina nos empregos e salários para proteger seus interesses privados.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga junto com a Intersindical segue firme na luta contra as demissões e em defesa dos salários e direitos. 


•  Veja outras informações
SINDIPA - Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga e Região
Av. Fernando de Noronha, 90 - Bairro Areal - CEP: 35160-350 - Ipatinga / MG
Telefone (31) 3829 6630   /   E-mail: diretoria@sindipa.org.br