Ipatinga   •   

Notícias

A SERVIÇO DA USIMINAS PARA ATACAR DIREITOS DOS TRABALHADORES: pelego Luiz Carlos Miranda que foi presidente do Sindicato dos Me

28/08/2020

A SERVIÇO DA USIMINAS PARA ATACAR DIREITOS DOS TRABALHADORES:  pelego Luiz Carlos Miranda que foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga/Mg é denunciado por lavagem de dinheiro

A atual diretoria do SINDIPA segue firme exigindo que haja a devida punição contra todos aqueles que por anos atacaram direitos e dilapidaram o patrimônio da categoria

 

Mais denúncias contra o pelego Luiz Carlos Miranda, conhecido como Boca Roxa que foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga/MG (SINDIPA) até 2012 escancaram que durante todo o tempo em que esteve no SINDIPA serviu aos patrões aceitando acordos que rebaixaram salários e retiraram direitos dos trabalhadores.

Luiz Carlos se enriqueceu às custas de entregar direitos dos trabalhadores e dilapidar o patrimônio da categoria, as denúncias divulgadas nessa semana por vários órgãos da imprensa mostram que a partir de investigação e ação movida pelo Ministério Público do Trabalho se revelou que enquanto o pelego esteve no Sindicato foram desviados mais de R$ 2 milhões e contratos com a Fundação São Francisco Xavier, entidade controlada pela Usiminas.

De acordo com a investigação do Ministério Público do Trabalho e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), Luiz Carlos manipulava acordos e convenções de trabalho com o objetivo de beneficiar a usina. De acordo com a denúncia em troca, a empresa repassava dinheiro para o pelego através de falsos contratos de prestação de serviços pelo Sindicato através da Fundação São Francisco Xavier.

Contratos de aluguel de um imóvel do Sindicato totalizaram o repasse de mais de R$ 2 milhões à Luís Carlos Miranda.

São muitos e graves os atos cometidos pelo pelego Luiz Carlos que prejudicaram os trabalhadores, em função disso, desde 2012 ele e parte de sua turma são proibidos de disputar as eleições do Sindicato, por conta dos crimes cometidos contra a categoria. 

Em 2012 depois de uma intensa batalha, a chapa de Oposição da Intersindical conseguiu disputar as eleições e junto com os metalúrgicos derrotou a chapa apoiada pelo pelego Boca Roxa e pela Usiminas

Desde a derrota dos pelegos e da Usiminas, a direção do SINDIPA está empenhada em buscar reconstruir o patrimônio da categoria que foi dilapidado pelo pelego e sua turma.

E o mais importante:  a direção eleita pelos trabalhadores pôs fim a toda maracutaia montada pelos pelegos. Acabaram-se os Acordos que retiravam direitos dos trabalhadores, não há dinheiro do patrão financiando nenhuma atividade do Sindicato, o SINDIPA voltou a ser o instrumento de luta e defesa dos trabalhadores.


•  Veja outras informações
SINDIPA - Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga e Região
Av. Fernando de Noronha, 90 - Bairro Areal - CEP: 35160-350 - Ipatinga / MG
Telefone (31) 3829 6630   /   E-mail: diretoria@sindipa.org.br