Ipatinga   •   

Notícias

Mais ataques do grupo Usiminas contra os trabalhadores: Usimec volta a demitir

04/09/2020

É SÓ NA LUTA QUE VAMOS GARANTIR EMPREGO, SALÁRIOS E DIREITOS

 

A USIMEC voltou a demitir nessa semana, depois que o Judiciário em primeira instância voltou atrás da decisão de suspender as demissões. De junho até agora já são aproximadamente 200 trabalhadores demitidos.

As demissões voltaram a acontecer logo após a festa montada pela Usiminas que contou com a participação do governo da morte de Bolsonaro, do governador Romeu Zema e do prefeito da cidade Nardyello.

Juntos com a direção da Usiminas eles comemoravam os lucros que seguem aumentando, basta ver os novos investimentos, o aumento das vendas e do valor de suas ações na Bolsa de Valores. Enquanto eles comemoram, os trabalhadores são atacados em seus direitos e empregos.

O Sindicato logo depois da absurda decisão judicial de liberar a empresa para seguir com as demissões entrou com recurso no Tribunal Regional do Trabalho exigindo a reintegração dos trabalhadores e o fim das demissões.

Também foi encaminhado à direção da empresa documento em que reafirmamos que a empresa deve parar imediatamente com as demissões, reintegrar os trabalhadores e discutir com o Sindicato um Acordo Emergencial em que se garanta estabilidade no emprego e a preservação dos salários e direitos dos trabalhadores.

Mas só esperar pelas decisões judiciais não basta, é só na luta que vamos barrar as demissões: o grupo Usiminas, como outras empresas se aproveitam da pandemia para atacar os trabalhadores. Foi isso que fez a Renault que tentou demitir mais de 700 trabalhadores em São José dos Pinhais/PR, é isso que está fazendo a Embraer em São José do Campos/ SP que pretende colocar no olho da rua mais de 2 mil trabalhadores, e para enfrentar esse brutal ataque não tem outro caminho que não seja a luta.

Então é hora de fortalecer a luta, ninguém está com o emprego garantido é só na luta que vamos impedir que as demissões continuem e garantir a reintegração dos demitidos.

Fique atento e participe das mobilizações organizadas pelo Sindicato


•  Veja outras informações
SINDIPA - Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga e Região
Av. Fernando de Noronha, 90 - Bairro Areal - CEP: 35160-350 - Ipatinga / MG
Telefone (31) 3829 6630   /   E-mail: diretoria@sindipa.org.br