Ipatinga   •   

Notícias

TRABALHADORES QUE FORAM OBRIGADOS A SE FILIAR AO SENGE E SINTEC VOLTAM A SER REPRESENTADOS PELO SINDIPA

12/05/2021

FRUTO DA AÇÃO DA ATUAL DIRETORIA DO SINDICATO, TRABALHADORES QUE FORAM OBRIGADOS A SE FILIAR AO SENGE E SINTEC VOLTAM A SER REPRESENTADOS PELO SINDIPA

 

Essa é mais uma vitória dos trabalhadores na luta em defesa dos direitos

 

 

 

No mês de março, foi realizada uma audiência sobre a ação civil pública encaminhada pelo Ministério Público do Trabalho que trata da denúncia feita pela atual diretoria do SINDIPA onde mostramos a intervenção da Usiminas na organização sindical ao trazer o sintec/ sindicato fantasma em Ipatinga e obrigando muitos trabalhadores a se desfiliarem do SINDIPA.

 

Na audiência foi firmado o seguinte acordo com o Ministério Público do Trabalho: a Usiminas não poderá mais pressionar os trabalhadores a se desfiliarem do SINDIPA e não poderá impor um registro de função na Carteira de Trabalho que não seja de fato a função que o trabalhador exerce na usina.

 

Isso significa que os trabalhadores voltarão a ser representados pelo seu legítimo Sindicato, que é o SINDIPA para avançar na luta dos direitos.

 

A Usiminas inconformada que não manda mais no Sindicato, ao ver suas chapas sendo derrotadas trouxe o sintec para Ipatinga para retirar direitos e piorar a jornada de trabalho, é só lembrar que a cada Campanha Salarial esse sindicato fantasma e pelego aceitava todas as propostas da empresa.

 

Outro grande prejuízo aos trabalhadores que foram obrigados pela empresa a se filiarem ao sintec é em relação ao processo sobre as horas do adicional noturno. Esses trabalhadores não estão na lista para o pagamento, pois a alegação da Usiminas para o Judiciário foi a de que eram representados pelo sintec.

 

Nessa semana, a direção da usina fez um comunicado nas áreas falando do acordo judicial feito com o Ministério Público do Trabalho sobre a questão do enquadramento de função, mas tentou esconder o ataque que junto com seu sindicato fantasma, o sintec impôs contra os trabalhadores.

 

O SINDIPA já entrou em contato com o Ministério Público do Trabalho para que acordo judicial seja respeitado e que todos os trabalhadores que foram atacados pela ação da Usiminas, tenham garantido seu direito de serem representados pelo seu legítimo Sindicato, que é o SINDIPA.


•  Veja outras informações
SINDIPA - Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga e Região
Av. Fernando de Noronha, 90 - Bairro Areal - CEP: 35160-350 - Ipatinga / MG
Telefone (31) 3829 6630   /   E-mail: diretoria@sindipa.org.br