Ipatinga   •   

Notícias

A USIMINAS ainda não entendeu: nós trabalhadores não queremos esmola de abono! Queremos aumento real e avanço nas cláusulas soci

23/12/2014

A mobilização realizada na última sexta-feira (19/12) fez com que a USIMINAS recuasse e marcasse uma nova reunião da Campanha Salarial para ontem dia 22/12.
A reunião foi pura enrolação da USIMINAS: começou às 10h da manhã e só terminou às 17h00 com uma proposta ridícula que só aumenta uma esmola no abono. 
Por isso, vamos mais uma vez REJEITAR a proposta com ampla maioria e manter o estado de greve. 
Já mostramos para os patrões a nossa capacidade de mobilização. Agora vamos avançar ainda mais rejeitando mais essa proposta e mantendo o estado de GREVE para ampliarmos nossa luta. 
Veja abaixo a proposta rebaixada apresentada pela empresa:
- Reajuste salarial: 6,34% (INPC do período) em 1 º novembro (data-base). 
-Abono de R$ 1.500,00. Atenção: pela proposta da usina quem estiver afastado ou tiver sido demitido não recebe!
Ou seja, a proposta continua não contemplando o aumento real e avanço nas cláusulas sociais. E não se esqueça que o imposto de renda come parte do abono.
A proposta ainda é muito inferior a do ano passado. No ano passado, além do abono maior, tivemos aumento real. E esse ano, a empresa teve muito mais lucro do que o ano passado, 326 milhões.  
Só nos últimos 11 pregões as ações da USIMINAS cresceram 87%, o melhor cenário desde 2012. 
E as perspectivas para 2015 são de crescimento, como afirmou o próprio Romel  em matéria publicada no jornal Valor Econômico e na intranet da empresa. Segundo ele, “há uma projeção de crescimento de 2% e 3% no consumo de aço em 2015”.

 

DEVIDO A ENROLAÇÃO DA EMPRESA A ASSEMBLEIA SERÁ REALIZADA SÓ DEPOIS DO NATAL

A USIMINAS enrolou mais de 2 meses para apresentar uma proposta para a pauta de reivindicação construída pelos trabalhadores junto com o Sindicato e demorou mais de uma semana para apresentar uma nova proposta depois da grande rejeição da assembleia do início da semana passada. Amassou barro na reunião de ontem, dia 22/12, até as 17h00 impossibilitando a realização de uma assembleia até o dia 24/12.
Por isso, a assembleia será realizada no dia 30/12 nos horários de  troca de turno e será também para os trabalhadores nas empreiteiras que tiverem apresentado nova proposta. Esse é o joguinho da empresa para tentar forçar um acordo salarial rebaixado goela baixo devido às contas do final do ano. 
Vamos nos manter firme e REJEITAR novamente por ampla maioria essa proposta rebaixada. O reajuste que conquistarmos agora é para o ano todo!
Só na luta vamos avançar nas conquistas e a participação de todos é essencial!

 

 


•  Veja outras informações
SINDIPA - Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga e Região
Av. Fernando de Noronha, 90 - Bairro Areal - CEP: 35160-350 - Ipatinga / MG
Telefone (31) 3829 6630   /   E-mail: diretoria@sindipa.org.br