Ipatinga   •   

Notícias

MAIS UM CRIME CONTRA A VIDA DOS TRABALHADORES: PÉSSIMAS CONDIÇÕES DE TRABALHO IMPOSTAS PELA USIMINAS MATAM MAIS UM TRABALHADOR

16/12/2022

MAIS UM CRIME CONTRA A VIDA DOS TRABALHADORES:

PÉSSIMAS CONDIÇÕES DE TRABALHO IMPOSTAS PELA USIMINAS MATAM MAIS UM TRABALHADOR

HOJE FOI MAIS UM DIA PROTESTO PRA DIZER QUE NÃO TEM ESQUECIMENTO E NEM PERDÃO;  EXIGIMOS PUNIÇÃO

No dia de hoje em Ipatinga/MG e em Cubatão/SP realizamos atos nas portarias da Usiminas contra mais um crime cometido pelo Capital que na ganância de mais lucros tira a vida de parte de nossa classe.

No dia 12 de dezembro a Usiminas anunciou a morte do jovem trabalhador de 22 anos, Johnnatahn Jemys Amorim Silva que trabalhava na Usiminas contratado pela empresa terceirizada, MG Andaimes Loc. e Mont. LTDA.

Johnnatan foi vítima das péssimas condições de trabalho impostas pela Usiminas, morreu por conta da intoxicação pelo vazamento do gás na área do gasômetro, o mesmo local que em 2018 houve a explosão que levou ao hospital mais de 30 trabalhadores.

O acidente ocorrido no último dia 06 de dezembro levou 15 trabalhadores para o hospital, cinco deles foram internados em estado grave, Johnnatan morreu e ainda há um trabalhador internado em estado grave.

USIMINAS ESCONDE INFORMAÇÕES PARA TENTAR ESCONDER SEU CRIME: Minutos depois do acidente, a direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga/MG buscou informações sobre o acidente tanto na Usiminas, como no Hospital Márcio Cunha, hospital que é de propriedade da usina, mas nada de informações que relatassem a real situação dos trabalhadores.

Esconder seus atentados contra a saúde e vida da classe trabalhadora é uma prática recorrente da Usiminas, foi assim que por anos tentou esconder o massacre de Ipatinga quando na década de 1960 com o uso da repressão policial dezenas de trabalhadores que lutavam por melhores condições de trabalho foram mortos, foi assim durante décadas em que o Sindicato estava nas mãos dos pelegos que junto com a direção da usina escondiam os acidentes que provocavam lesões graves, adoecimento e morte.

NÃO TEM ESQUECIMENTO, NEM PERDÃO

Desde que os Metalúrgicos da Baixada Santista/SP e Ipatinga/MG derrotaram os pelegos que estavam a serviço dos patrões, os Sindicatos voltaram a ser instrumentos de luta e defesa dos trabalhadores e junto com a Intersindical lutam contra as péssimas condições de trabalho que adoecem e matam.

É na força da nossa luta que vamos garantir a devida punição à Usiminas e suas terceirizadas que novamente através das péssimas condições de trabalho atacam a saúde e vida da trabalhadora

 


•  Veja outras informações
SINDIPA - Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga e Região
Av. Fernando de Noronha, 90 - Bairro Areal - CEP: 35160-350 - Ipatinga / MG
Telefone (31) 3829 6630   /   E-mail: diretoria@sindipa.org.br