Ipatinga   •   

Notícias

À João Batista, metalúrgico de Ipatinga que fez parte da direção do SINDIPA, nossa homenagem: sua vida segue em nossa luta

06/01/2023

À João Batista, metalúrgico de Ipatinga que fez parte da direção do SINDIPA, nossa homenagem: sua vida segue em nossa luta


João Batista da Silva de 66 anos, foi metalúrgico em Ipatinga trabalhando por anos na Usiminas e em 2017 foi parte da direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga e região. Antes disso, participou em 2013 da luta da Intersindical para derrotar os pelegos que estavam a serviço dos patrões no Sindicato.
Em 2017, João já estava aposentado, mas não da luta, tanto que fez parte da Chapa da Intersindical que novamente foi vitoriosa contra a chapa patronal montada pela Usiminas. João participou ativamente da campanha nas eleições e das atividades do Sindicato até 2020 quando foi diagnosticado como uma grave doença, a Esclerose Lateral Amiotrófica, conhecida como ELA.
Mesmo adoecido, João esteve presente em solidariedade e compromisso com nossas lutas, sempre em cada visita que recebia dos companheiros do Sindicato e da Intersindical fazia questão de estar atento às nossas lutas.
João era um operário artista, fez várias peças não só para sua casa, mas para seus amigos e tocava muito bem uma sanfona, espalhando alegria e doçura.
João enfrentou a doença com coragem e recentemente enfrentou a COVID-19, faleceu no dia 04 de janeiro, mas seguirá presente mais do que em nossa lembrança, em nossa luta contra os ataques dos patrões, de qualquer governo e seus capachos.


•  Veja outras informações
SINDIPA - Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga e Região
Av. Fernando de Noronha, 90 - Bairro Areal - CEP: 35160-350 - Ipatinga / MG
Telefone (31) 3829 6630   /   E-mail: diretoria@sindipa.org.br