Ipatinga   •   

Notícias

Insalubridade e periculosidade: nossa saúde e vida em risco

07/08/2014

Nós, trabalhadores metalúrgicos, estamos expostos no cotidiano de trabalho a condições que atacam nossa saúde. São gases, poeiras, calor, ruído, posições inadequadas, pressão psicológica, ritmo alucinante e condições cada vez mais precárias de trabalho que provocam acidentes e doenças. Frequentemente estamos expostos também a riscos que apresentam ameaça imediata a nossas vidas, como explosões, quedas, choques elétricos, esmagamento, asfixia, entre outros. 
A atual diretoria do SINDIPA está na luta contra as péssimas condições de trabalho que causam adoecimento e morte aos trabalhadores. Enfrentamos os patrões e seus capachos que, ao invés de garantir condições seguras de trabalho, tentam convencer os metalúrgicos de que os agentes causadores de doenças e acidentes são parte do trabalho e que não é possível eliminá-los.

Nossa saúde e nossa vida não estão a venda! Vamos avançar na luta por melhores condições de trabalho e pela saúde e vida dos trabalhadores. 

A caracterização de áreas como insalubres e/ou periculosas é feita por meio de perícia, a cargo de um médico ou de um engenheiro do trabalho, segundo as normas do Ministério do Trabalho e Emprego. Mas a direção das empresas tem feito de tudo para não reconhecer os riscos que impõe aos trabalhadores e continuar dando calote no pagamento dos adicionais devidos.

Na área da USIMINAS e da USIMEC, os trabalhadores continuam expostos a vários agentes químicos tóxicos, poeiras, calor intenso e perigo, mas essas situações de risco não estão sendo registradas no PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário).  Além do não pagamento dos adicionais, os trabalhadores têm mais dificuldades de garantir o direito à aposentadoria especial.

A USIMINAS e a USIMEC se utilizam também do desvio de função para expor os trabalhadores a condições insalubres e periculosas que não cons- tam nos PPP´s e que aumentam, ainda mais, os riscos de acidentes. 

Veja abaixo quem deve receber os adicionais: 

 

 


•  Veja outras informações
SINDIPA - Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga e Região
Av. Fernando de Noronha, 90 - Bairro Areal - CEP: 35160-350 - Ipatinga / MG
Telefone (31) 3829 6630   /   E-mail: diretoria@sindipa.org.br