Ipatinga   •   

Notícias

MAIS UM ACIDENTE PROVOCADO PELA GANÂNCIA DA USIMINAS

26/04/2023

 

TRABALHADORES NA USINA EM IPATINGA/MG SOFRERAM QUEIMADURAS DE 2ͦ GRAU, DOIS ESTÃO HOSPITALIZADOS

 

O que o Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga já havia denunciado se confirma novamente; a ganância da Usiminas por mais lucros provocou mais um grave acidente no dia 25 de abril.

Com a reforma do alto forno 3 a direção da Usiminas tem imposto mais funções para cada trabalhador, feito contratações cada vez mais precarizadas e piorado as condições de trabalho o que tem por consequência acidentes graves como o que aconteceu na última terça-feira.

No final de semana passado a Usiminas realizou manobras operacionais para desligamento do Alto Forno 3 para a reforma que tem investido milhões, e esse procedimento provocou vazamento de vapor e gás que casou queimaduras de até segundo grau em dois trabalhadores efetivos na usina e feriu também três trabalhadores na terceirizada DHAMQ Engenharia  . Os trabalhadores que sofreram as queimaduras mais graves estão hospitalizados.

Os acidentes recorrentes na Usiminas são provocados pela falta de investimento em segurança, pelas péssimas condições de trabalho, o ritmo alucinante da produção e acúmulo de funções. Quanto mais a Usiminas investe em suas reformas, ampliações e novos investimentos, mais atenta contra a saúde e vida dos trabalhadores.

O SINDIPA assim que soube do acidente exigiu informações do estado de saúde de cada trabalhador, até agora apenas duas CAT’s (Comunicação de Acidente de Trabalho) chegaram ao Sindicato, o hospital controlado pela Usiminas como sempre se nega a dar as devidas informações.

Além da denúncia que o Sindicato está encaminhando aos órgãos de fiscalização, como o Ministério Público do Trabalho é no fortalecimento da luta por melhores condições de trabalho que avançamos na proteção da saúde e da vida dos trabalhadores.

 


•  Veja outras informações
SINDIPA - Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga e Região
Av. Fernando de Noronha, 90 - Bairro Areal - CEP: 35160-350 - Ipatinga / MG
Telefone (31) 3829 6630   /   E-mail: diretoria@sindipa.org.br