Ipatinga   •   

Notícias

USIMINAS AUMENTA OS LUCROS, ENQUANTO OS TRABALHADORES SOFREM COM ARROCHO SALARIAL, AS PÉSSIMAS CONDIÇÕES DE TRABALHO E MAIS ATA

11/02/2024

USIMINAS AUMENTA OS LUCROS, ENQUANTO OS TRABALHADORES SOFREM
COM ARROCHO SALARIAL, AS PÉSSIMAS CONDIÇÕES DE TRABALHO E MAISATAQUES EM RELAÇÃO AO PLANO DE SAÚDE

A direção da Usiminas divulgou seus dados de lucratividade do último trimestre de 2023, que foram de R$974 milhões no quarto trimestre de 2023 e o acumulado do ano de R$1,6 bilhão.
O volume de vendas atingiu recordes; 2,4 milhões de toneladas no quarto trimestre e 9,1 milhões de toneladas no ano de 2023.


A direção da usina que em 2015, ano em que impôs milhares de demissões reestruturou sua produção impondo mais arrocho salarial, piores condições de trabalho com os trabalhadores
sendo submetidos a múltiplas funções, sucateamento de equipamentos, condições de trabalho que colocam sua saúde e vida em risco.


No mesmo ano que novamente registra novos recordes de lucro e vendas, a direção da usina impôs assédio moral coletivo para tentar impor mais arrocho salarial, mas os trabalhadores
firmes com seus Sindicatos e a Intersindical se colocaram em movimento contra mais esse ataque da empresa e processos de investigação no Ministério Público do Trabalho seguem sobre mais essa prática criminosa da Usiminas.


Também em 2023 a direção da empresa impôs mais ataques aos trabalhadores em relação ao plano de saúde, aumentando as mensalidades em mais de 20% para os aposentados ao mesmo tempo em que diminuiu e piorou o atendimento na rede credenciada tanto para os trabalhadores ativos na empresa e para os aposentados.


Por conta de ser proibida de retirar os aposentados do plano de saúde, a direção da Usiminas tenta a todo custo expulsá-los piorando o atendimento e impondo mensalidades absurdas em que os trabalhadores têm que fazer a dura escolha entre colocar comida em casa ou seguir pagando esse plano que não cuida e sim maltrata ainda mais a saúde de quem por muitos anos teve sua saúde atacada pelas péssimas condições de trabalho impostas pela empresa.

Contra todos esses ataques o caminho segue sendo a união e a luta do conjunto dos trabalhadores dos que estão na usina e dos aposentados juntos com seus Sindicatos, pois é lutando que garantimos os direitos e é só na continuidade da luta que impediremos que eles acabem.

 


•  Veja outras informações
SINDIPA - Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga e Região
Av. Fernando de Noronha, 90 - Bairro Areal - CEP: 35160-350 - Ipatinga / MG
Telefone (31) 3829 6630   /   E-mail: diretoria@sindipa.org.br