Ipatinga   •   

Notícias

Sindicato faz protesto em frente a sede da SANKYU contra o calote da empresa no reajuste salarial dos trabalhadores!

29/01/2015

Hoje, dia 29/01, o Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga e Região realizou um protesto em frente a sede da Sankyu no bairro Iguaçu.

O protesto foi realizado devido ao não pagamento do retroativo e do reajuste salarial aos trabalhadores, conforme negociado e aprovado na assembleia realizada no dia 30/12.  

O Sindicato já entrou com as ações judiciais exigindo o pagamento imediato do reajuste salarial retroativo e de multa. E a cada dia estamos aumentando e intensificando a mobilização contra o calote da Sakyu. A chapa está esquentando e chegou a hora de todos os companheiros unidos na luta exigirem o que é seu. Não adianta só reclamar, é na luta que garantimos nossos direitos!

 

SANKYU CALOTEIRA

 A Sankyu tentou embutir no Acordo Coletivo sobre o reajuste salarial, aprovado na assembleia do dia 30/12/2014, os horários de turno que não foram discutidos durante a negociação. Ou seja, a empresa queria que o Sindicato assinasse um documento que estabelecesse as jornadas de trabalho sem negociação e sem realização de assembleia para que os trabalhadores decidissem sobre o tema. O Acordo que a empresa queria que o Sindicato assinasse tem inclusive uma cláusula que permite a empresa colocar o turno fixo a qualquer momento. 

A assembleia realizada no dia 30/12/2014 decidiu apenas sobre o reajuste salarial e a PLR. Durante todas as reuniões sobre a Campanha Salarial em nenhum momento os representantes da Sankyu falaram sobre o turno, não houve nenhuma discussão sobre o tema e não houve nenhuma proposta para ser avaliada em assembleia.

O Sindicato agora é dos trabalhadores, não tem acordo assinado sem a aprovação dos metalúrgicos. Qualquer discussão sobre o turno só será encaminhada depois que o Sindicato junto com os trabalhadores decidirem em assembleia.

A Sankyu com a tentativa de golpe sobre o turno deu calote no pagamento do reajuste salarial que deveria ser pago no dia 5/01/2015.

A revolta dos trabalhadores só cresce com o calote da empresa no pagamento do que é devido aos trabalhadores. Foi essa revolta que pressionou a empresa a pagar a PLR e agora vamos colocar a indignação em movimento e aumentar ainda mais a pressão para garantir o pagamento do retroativo e o reajuste salarial. 

A paralização de hoje é mais uma passo na nossa luta que a cada dia cresce e se intensifica!


•  Veja outras informações
SINDIPA - Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga e Região
Av. Fernando de Noronha, 90 - Bairro Areal - CEP: 35160-350 - Ipatinga / MG
Telefone (31) 3829 6630   /   E-mail: diretoria@sindipa.org.br